TIPO 05

Observador, Investigador, Pensador, Radical. Vicio emocional: Avareza (Retenção reprimir-se em favor da razão).
Tipo 5 – Observador, Investigador, Pensador, Radical. Vicio emocional: Avareza (Retenção reprimir-se em favor da razão).
São reservados, desapegados e distantes. Reservados, desapegados, os 5 tendem a parecer intelectuais, concentrados, objetivos e frios. Aparentam também serem inacessíveis e auto-suficientes. Na verdade, são medrosos, mas não aparentam medo e sim distanciamento. Sentem necessidade de retenção, de acumulação de bens e conhecimento. Por isso, tendem para a avareza, pois temem que “abrir a mão” resultaria em um esvaziamento catastrófico. Internamente perfeccionistas, precisam ficar sós para pensar, refletir e inclusive reviver sentimentos. Apreciam a leitura e os livros. Costumam considerar-se “viciados” em informação, podendo ter muitos interesses ou algum assunto entendido por poucos. Aspectos negativos: São pessoas distantes e inacessíveis, que dão respostas curtas e diretas aos outros, afastando-se das pessoas e mostrando pouca ou nenhuma apreciação pela presença delas, ignorando facilmente as pessoas ao seu redor, incomodando-as. Por isso têm dificuldades parase realiconarem com os outros. Aspectos positivos: na fase saudável são pessoas pioneiras e visionarias que vivem adiante de seu tempo e vêem o mundo de uma forma inteiramente nova. Nas empresas:Trabalham normalmente em áreas de planejamento, como por exemplo engenharia, pesquisa e informática, áreas de ciências exatas. São bons para fazer análises e estratégias, sendo eficientes em planejamentos. Como Professores: Professores com vasto conhecimento, mas com muitas dificuldades de passar conteúdo.
Exemplos de tipo 5: Delfin Neto, Joge Bornhausen, Antonio Erminio de Morais, Lázaro Brandão, Bill Gates, Sócrates, Falcão, Alain Prost, Tomé.